Powered By Blogger

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Vegetação e clima do filme A Branca de Neve

A vegetação desse filme principalmente quando ele se passa na região perto da casa dos sete anões é uma vegetação muito parecida com a da Mata Atlântica existente no Brasil, onde podemos encontrar folhas perenifólias, latifoliadas, higrófitas, podemos observar a  presença de varias espécies nessa grande floresta densa e heterogênea. O clima predominante é o equatorial onde faz calor o ano todo e umidade bem alta.
Este é o trailer do filme.

Vegetação e clima do filme Peter Pan

Este filme também se passa por dois ambientes principais: a cidade grande, onde Wendy e seus irmãos vivem e a Terra do Nunca, uma ilha onde a vegetação predominante é a floresta tropical que apresenta arbóreas perenes, arbustos, cipós e epífitas, onde seu solo é pobre ou moderadamente fértil e sua diversidade é muito grande. O clima predominante é o equatorial onde faz calor o ano todo porém, é um clima bastante úmido. Porém o clima muda se você não acreditar nas fadas, então acredite nelas.
Este é o trailer do filme.

Vegetação e clima do filme Shrek

O filme tem dois cenários principais o reino e pântano, local onde a personagem principal mora, no caso Shrek, muito parecido com o Pantanal presente no Brasil, enfim esse tipo de vegetação mistura formações rasteiras, arbustos e nos pontos mais elevados vegetação arbórea. O clima presente nesse local é o tropical, que é um clima quente e semi-úmido, com médias térmicas superiores a 20ºC, e precipitações em torno de 1500 mm por ano concentradas no verão.
Este é o trailer do filme.

Vegetação e clima do filme Happy Feet 2

Pelo filme se passar na região mais fria do nosso planeta, é raro a presença de vegetações, somente apresentando enormes icebergs, ou grandes montanhas de neve. Logo o clima nessa região e filme é polar, que tem como características apresentar médias térmicas muito baixas ao longo de todo o ano (no verão ela é da ordem de -10ºC e no inverno de -50ºC), com baixos índices pluviométricos.
Este é o trailer do filme.

Vegetação e clima do filme A Casa dos sonhos

O filme de suspense recém lançado nos cinemas brasileiros conta a história de uma família que se muda para uma casa bem próxima a floresta na qual predomina a presença de pinheiros, ou seja, é uma floresta boreal, que é uma formação aciculifoliada bastante homogênea. É bem comum esse tipo de vegetação no norte do Canadá e no norte dos Estados Unidos onde ocorre justamente o filme. Seu clima predominante é temperado tendo as quatro estações bem definidas e chuvas bem distribuidas durante o ano como o filme se passa no inverno há presença de neve.
http://www.youtube.com/watch?v=XgpGJn7WsEI
Este é o tariler do filme.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

vegetação no Madagascar 2

No filme madagascar 2 aparecem dois tipos de vegetação, o floresta tropical da Ilha de Madagascar, com arvores altas, folhas grandes e muito densa. A outra vegetação á a savana onde vivem realmente os animais protagonistas do filme, com predomínio de gramíneas, arbustos e eventualmente pequenas árvores (parecida com o cerrado brasileiro). Como vemos nas duas imagens a seguir:
 
Floresta Tropical


Savana

Clima e Vegetação do filme Rei Leão

O filme se passa no meio da savana africana onde há presença de arbustos e herbáceas, com um solo pobre a moderadamente fértil apresentando assim uma diversidade bem alta. A fauna das savanas é muito rica em espécies. Na savana africana, por exemplo, as principais espécies de animais encontradas são: leão, elefante, antílope e zebra. Há também uma grande presença de insetos e animais de pequeno porte. O clima predominante nessa região é o tropical, que é quente e semiúmido, com medias térmicas superiores a 20ºC e precipitações concentradas no verão.
Este é o trailer do filme, onde a savana aparece nitidamente como cenário do longa, mostrando claramente a diversidade da fauna nessa região.

Clima e Vegetação do filme Crepúsculo

O filme Crepúsculo trata de uma menina que se apaixona por um vampiro o filme se passa em um estado norte americano que apresenta clima polar onde as temperaturas são frias ao longo de todo o ano inclusive no verão, porém os índices pluviométricos são muito baixos e com umidade relativa um pouco mais que 60%. A vegetação presente no filme é a taiga ou também chamada de floresta boreal onde os pinheiros (coníferas) onde apresenta uma formação aciculifoliada bastante homogênea, o seu solo é raso e pedregoso, com uma diversidade muito baixa.
O link acima é o trailler do filme crepúsculo, no qual é clara a presença de clima polar pelas vestimentas dos atores e a presença da taiga como vegetação.

Vegetação e Clima no filme Tainá

O filme Tainá se passa na floresta Amazônica, contando a história de uma indiazinha que protege a qualquer custo os animais. Enfim o ambiente em que o filme se passa, apresenta o clima equatorial que é um clima quente, porém bem úmido, com temperaturas que geralmente ultrapassam 25ºC e apresentam precipitações em grande quantidade (entre 2000mm e 2500mm por ano) e bem distribuídas ao longo do ano e tem umidade relativa muito alta chegando a 90% anualmente. Este clima atua em regiões com baixas latitudes como a Amazônia que apresenta uma vegetação que possui uma grande variedade de espécies. Suas principais características são as folhas grandes e com um tom de verde bem definido, além disso, é uma floresta bem densa, perenifólia (presente em todos os dias do ano) e essa vegetação ocupa aproximadamente 40% da área brasileira, mas 20% da floresta amazônica já foi devastada.

Este é o trailer do filme Tainá 2, no qual é notável a presença de floresta Amazônica no ambiente.

Introdução

Nós aluos, Daniel, Douglas, João e Rafael, da turma 1S4 do colégio singular de São Bernardo do Campo, vamos começar um blog para comentar sobre as vegetações, que aparecem nos filmes, com a ajuda do exelentíssimo prof°de Geografia, Sérgio, para transmitir nossos conhecimentos sobre o assunto

De: Daniel, Douglas, João e Rafael.